1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Mails falsos desviam 2,5 milhões de euros em Portugal Algemas-ef50
A Polícia Judiciária estima que, nos primeiros quatro meses de 2010, tenham sido desviados mais de 2,5 milhões de euros através de phishing.

Só a PJ de Lisboa está a analisar mais de mil processos de investigação. Este tipo de crime informático tem vindo a crescer a uma média de 25% por ano, nos últimos três anos, explica o Diário de Notícias.

A maior parte dos criminosos atua a partir do estrangeiro e aproveita-se da crise e da boa-fé das vítimas para conseguir informação privilegiada, que lhe permita lucrar de alguma forma. As vítimas podem ser divididas em dois grupos: com poder económico e que movimentam contas bancárias online ou as que têm dificuldades económicas e que são recrutadas para movimentar dinheiro. Mulheres desempregadas constituem a maior parte das vítimas.

Outra forma que os criminosos utilizam para lucrar é a recolha e venda de listas de dados, como endereços de correio electrónico ou informações pessoais. Para criar estas listas, muitas vezes são utilizadas mensagens falsas a pedir o apoio para ajudar crianças doentes ou a sugerir o envio massivo para outros contactos para atrair boa sorte.
Fonte: Exame Informática

O Phishing tem vindo ao aumentar imenso e até já houve bancos que perderam milhares de Euros a indemnizar os seus clientes, porque as pessoas recebem mails que vêm identificados como sendo do seu banco, do género:
A sua conta vai ser apagada ou vai ter uma caução de xxx Euros porque...
Se não preencher os dados a seguir, com o seu nome de conta e password.

Bem Depois disto a pessoa que tem os dados pode a vontade esvaziar a conta da vitima ou vender os dados a alguém interessado.

Hoje em dia os mails são muito perigosos, eu antes de clicar em algum link no mail vejo sempre o URL para ter a certeza se é seguro e olhem que já-me ri a custa de alguns, porque uma coisa é certa só cai quem quer. Razz





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech