O corpo humano é uma máquina perfeita...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O corpo humano é uma máquina perfeita...

Mensagem  Milene Nery em Qua 06 Maio 2009, 23:22

.....Não importa a idade que você tenha, ele está em constante renovação. A cada dois anos, a constituição celular da maioria dos órgãos do corpo humano é totalmente renovada. As células morrem e são substituídas por outras, novinhas em folha, portanto, embora seja a mesma pessoa, ela praticamente ressurge a cada duênio.

..... Mas, pesquisadores suécos do Karolinska Institutet, já admtem que pelo menos um órgão de noso corpo permanece intacto: O CÉREBRO. Segundo eles, os níveis de carbono 14 nos neurônios de adultos são idênticos à concentração atmosférica quando do nascimento da pessoa. Sendo assim, eles concluíram que o nosso cérebro tem a mesma constituição do nascimento. A descoberta veio depois que efetuaram pesquisas em macacos e descobriram que as células novas do cérebro podem ter uma vida muito curta. Se esse for o caso, diz a equipe sueca, as células novas do cérebro humano não duram mais de quatro meses. O trabalho também não descarta a possibilidade de regeneração após uma doença, como um derrame.

Cuide do seu corpo.
Não polua e nem se deixe poluir!

..... O homem e a mulher modernos são bombardeados praticamente durante as 24 horas do dia, por agentes químicos, biológicos ou físicos. Eles podem estar contribuindo para o declínio gradual da saúde, com maor ou menor intensidade, dependendo da exposição a eles.

..... Mais abaixo, há uma relação de fatores externos que podem estar influenciando profundamente a sua saúde e muitas vezes você nem percebe, mas antes, descubra as diferenças entre eles.

AGENTES AMBIENTAIS QUÍMICOS
..... Os agentes químicos podem existir em suspensão na atmosfera no estado sólido, líquido ou gasoso. Entre os sólidos, podemos destacar as poeiras (pós em suspensão, muitas vezes embalados e/ou engarrafados), fibras e fumos. Em estado líquido, temos como exemplo os aerosóis ( suspensão no ar de gotículas cujo tamanho não é visível a olho nu e que são provenientes da dispersão mecânica de líquidos), as neblinas (suspensão no ar de gotículas líquidas visíveis e produzidas por condensação de vapor) e, no estado gasoso (estado físico normal de certas substâncias a 25º C e 760 mm Hg de pressão), além dos vapores (fase gasosa de substâncias que nas condições padrão se encontram no estado sólido ou no estado líquido).
..... Em geral, as poeiras e os líquidos dividem-se em alergizantes, irritantes, tóxicos e em alguns casos, muito inflamáveis. Já os gases e vapores são irritantes, asfixiantes, narcóticos, tóxicos, alergizantes e também em quase sua totalidade, inflamáveis. Quase todos eles, quando mal utilizados, podem até matar.

AGENTES AMBIENTAIS BIOLÓGICOS
..... Considera-se como sendo agentes ambientais biológicos, os animais, as plantas e outros seres vivos (bactérias, fungos, protozoários etc.) que potencialmente podem causar doenças ou lesões, em graus variados, aos seres humanos ou a outros organismos (estes estão associados em geral à alimentação) Os agentes biológicos são igualmente denominados patógenos Não se deve confundir agente biológico com vetor. Este último é caracteristicamente um ser vivo (notadamente os insetos) que veicula um determinado patógeno a outro ser vivo (como é o caso dos mosquitos dos gêneros Anopheles, Aedes, Culex, Phlebotomus etc.) Os agentes biológicos ocorrem no mundo inteiro, em quaisquer habitats (aquáticos, terrestres e em suspensão na atmosfera). Há, entretanto, uma maior riqueza e abundância de espécies nas regiões subtropicais e equatoriais.

Para se previnir é necessário ter cuidados com a higiene pessoal, viver em locais com as condições mínimas de saneamento básico, ter cuidado com a ingestão de água e alimentos, ficar em dia com as vacinas e, é preciso evitar locais com muito trânsito de pessoas e com ventilação insuficiente

AGENTES AMBIENTAIS FÍSICOS
..... No atual estágio de desenvolvimento da humanidade, pode-se colocar neste grupo, tudo o que se relaciona com o meio em que você vive e os fatores e/ou equipamentos com os quais pode entrar em contato direto, tais como: poluição sonora (sobretudo na indústria, trânsito, danceterias e até nos atuais MP3, MP4, onde se usa muito os fones de ouvido), a



poluição visual, a poluição industrial relacionada ao ar ou água, e, mais recentemente, admite-se também alguns equipamentos eletro-eletrônicos, tais como as salas de Raios X, fornos microondas, computadores, televisores, playstations e até telefones celulares.

ONDE ESTÁ O PERIGO?
..... O perigo está justamente no exagero. Faça um teste colocando em evidência, os riscos que você está exposto no deslocamento para o seu trabalho, no shopping, na rua, na danceteria, no cinema e principalmente, na sua própria casa. Você vai se surpreender com a quantidade de produtos químicos com os quais convive. Não se esqueça de contabilizar também, os riscos com os agentes biológicos (aquela maionese do restaruante por exemplo, no enlatado, na conserva de palmito,etc...) e, pra finalizar, leve em consideração, os riscos provocados pelos agentes ambientais físicos (o computador é um bom exemplo das doenças modernas, afinal, quantas pessoas exageram no tempo de exposição e adquirem as famosas epicondilites, tendinites e etc...).

TUDO ÀS CLARAS.

..... Consulte abaixo uma pequena lista de
produtos químicos que você e sua família estão expostos:

..... Na cozinha da sua casa por exemplo, com certeza pelo menos metade dos produtos relacionados abaixo, você vai encontrar pelos armários e prateleiras:
>>> Sabão em pedra, detergente líquido, saponáceo, vinagre, azeites, temperos prontos industrializados, pimenta, catchup, maionese, amaciantes de carne, xoyu, sal, açucar, fermentos, etc...(PELO MENOS 14 PRODUTOS)

..... Considere ainda aquela famosa Farmácia Caseira. Provavelmente lá você vai encontrar um antigripal, xaropes, antitermicos, metiolate, mercúrio, colírio, um espectorante, pomadas diversas e etc... (PELO MENOS 8 PRODUTOS)

..... No banheiro da sua casa, você vai encontrar no mínimo aquele sabonete cheiroso, o desinfetante, um odorizador para vaso sanitário, talvez um vidro de creolina, um bom condicionador, xampus, sabonete íntimo para as mulheres, o creme de barbear, óleo pós banho, um antiseptico, fio dental e aquele imperdível papel higiênico perfumado que estava em promoção no supermercado. (PELO MENOS 12 PRODUTOS)

..... Nos quartos da residência, mas, principalmente no guarda-roupa ou penteadeira da mulher estarão pelo menos alguns batons, a famosa sombra, rimel, base, pó de arroz, lápis, loção tônica, hidratantes, cremes esfoliantes, protetor solar, cremes para os pés e mãos, anti-rugas, e etc, além de perfumes, colônias, desodorantes spray, rollon e aerosol, talvez um talco perfumado para o corpo ou para os pés e ainda aquele gel massageador, base, esmalte, acetona, tintura para os cabelos e quem sabe um repelente. A possiblidade é grande de encontrar ainda os famosos incensos entre outras coisas irritantes ou alergizantes, tóxicos e em alguns casos, muito inflamáveis. (PELO MENOS 23 PRODUTOS)

..... Na sala de estar ou copa, provavelmente algum aromatizante para agradar as visitas, um lustra-móveis daqueles bem cheirosos, pelo menos uma bebida alcóolica e até quem sabe, xarutos ou cigarros. (PELO MENOS 04 PRODUTOS)

..... Na chamada dispensa ou lavanderia a festa é grande e começamos pelo sabão em pó, os amaciantes, a água sanitária, talvez um raticida, um inseticida, um mata baratas, soda cáustica, anil, sabão de pedra, amoníaco e a famosa cera líquida ou pastosa. (PELO MENOS 11 PRODUTOS)

AGORA FAÇA A CONTA

..... Você e sua família estão expostos (apenas dentro do seu lar), a pelo menos 72 produtos QUÍMICOS que podem causar: pouco, médio ou grande impacto negatico à sua saúde, sem contar os fatores de ordem patogênica ou biológicos e os físicos ou ambientais. Tudo isso nos dá uma única certeza: ESTAMOS EXAGERANDO!

Caso precise, mude os seus
hábitos de consumo, imediatamente.

..... Os problemas de saúde relacionados a produtos químicos são mais comuns do que imaginamos e vêm numa crescente, acompanhando o ritmo do desenvolvimento de novos produtos da indústria mundial.

..... Em síntese, a lei de mercado manda, ou seja: as empresas precisam vender para gerar empregos e divisas. Você talvez realmente precise comprar estes produtos, que às vezes podem ser de necessidade baixa ou talvez alta, mas, você já reparou se por exemplo, o seu filho ou quem sabe você mesmo não esteja enfrentaodo ultimamente ou quem sabe há anos, crises de asma, falta de ar, tonturas e mal -estares? Você sabia que a maioria destes sintomas geralmente estão associados a algum produto químico dentro da sua casa? Pode ser um amaciante, o campeão de reclamações. Pode ser também por causa da cera líquida, do esmalte, do pó de arroz, do desinfetante, do saponáceo, da poeira, do gas de cozinha, do carpet e às vezes, de coisas que ninguém suspeitaria. Pode ser um sintoma apenas alérgico, mas também pode ser um sintoma de intoxicação. Independentemente do qual seja, isso não é normal e não faz bem.

..... Observe melhor a sua casa, o que tem dentro dela e quais são as principais queixas dos integrantes da família quando o assunto é saúde. Um simples espirro pode ser um grande sinal de que alguma coisa está sobrando dentro da sua casa. E de um espirro pode surgir um simples resfriado, uma sinusite, uma rinite ou até mesmo evoluir para uma pneumonia e até efeitos mais graves.

..... Um ambiente muito carregado, pode decretar complicações graves a quem esteja enfrentando um período de recuperação de uma cirurgia ou uma doença grave como o câncer por exemplo, onde o paciente passa por radio ou quimioterapia e vê sua imunidade muito baixa.
O quê fazer?

..... Calma, não é preciso ficar desesperado(a), mas simplesmente alerta.
..... A primeira coisa que precisamos fazer quando suspeitamos que alguma substância química, física ou biológica está afetando o bem-estar da família, é simplesmente bancar o detetive. A curiosidade é uma grande aliada nestes momentos.
01 - Observe mais atentamente as queixas dentro do lar e veja se algo pode estar interferindo ou influenciando na saúde de algum dos membros.
02 - Faça uma lista de todos os produtos que você tem em sua casa (produtos de natureza química, física ou biológica) conforme explicado mais acima.
03 - Comece a encontrar substitutos menos nocivos. Por exemplo, se você suspeita que um amaciante de roupas pode estar dificultando a respiração em alguém, o melhor é cortar isso da lista de compras ou encontrar um substituto não ou menos nocivo. Pode ser o excesso de sal ou açucar e neste caso o médico pode orientar corretamente. Quem sabe não seja a tintura para cabelo, o esmalte, o detergente, o sabão em pó, etc...Pesquise sem desistir.
03 - Caso confirme algum agente nocivo à saúde de alguém, o melhor mesmo é cortar pela raíz (não adquirir mais o produto).



" Histórias de arrepiar os cabelos"
Todos os nomes são fictícios, mas histórias reais:

>>> Carla sentia muita falta de ar, fez mil exames nos pulmões e o médico disse que ela estava perdendo parte do pulmão direito. Ao chegar em casa, notou que cada vez que lavava a louça e depois desinfetava a pia com um poderoso detergente, a falta de ar começava. Suspendeu o uso e a compra do detergente que inclusive jogou fora e tudo se resolveu.

>>> Mario tinha um problema grave de irritação na pele. Ninguém conseguia resolver e a dermatologista suspeitava de câncer de pele. Certo dia acabou o sabonete e precisou usar o do bebê. A partir deste bendito banho, a sua pele voltou ao normal em menos de três horas, como se fosse um milagre. Hoje em dia ele só toma banho com sabonete neutro, xampu neutro e não usa desodorante spray.

>>> O pai de Jorge morreu no hospital com enfizema pulmonar. O falecido sempre fumou tal qual Jorge que infelizmente também apresentava os mesmos sintomas do pai e o médico já dava como certa a sua morte em alguns meses. As coisas apertaram financeiramente em casa, tiveram que economizar e deixar de comprar alguns produtos, dentre eles, o amaciante de roupas, afinal, era uma coisa com a qual poderiam viver sem adquirir. Pois bem, depois disso, Jorge melhorou, se recuperou e até participou da famosa Corrida de São Silvestre, em São Paulo, no ano de 2003. Ah sim, o Jorge está vivo até hoje e não fuma mais só por medida de precaução, mas, um pensamento não sai da sua cabeça. "Por quê não descobri antes, pois assim, o meu pai também ainda estaria vivo".

>>> Maria comprou um enlatado e foi parar no hospital por causa de uma intoxicação alimentar grave. Ficou internada por duas semanas, sendo quatro dias na UTI. Depois disso, ela passa bem longe da sessão de enlatados nos supermercados.

>>> Elaine queria ficar bonita para o casamento do irmão, só que ela já estava meio "acabadinha", precisando "dar um trato". Aí apareceu aquela "amiga" da onça e a convenceu pintar os cabelos, fazer as unhas e também pintá-las. Duas horas depois de fazer tudo isso, a sua cabeça doía e latejava intensamente e os cabelos pareciam pegar fogo. Foi parar no hospital também com grave intoxicação e queimaduras no couro cabeludo. Ficou três dias internada, quase morreu, não pôde comparecer ao casamento do irmão e, pra finalizar, ganhou uma peruca nova. * Tome cuidado com as tinturas de cabelo. Faça um teste antes para ver se não é alérgica (o) e de preferência faça a coisa toda com um verdadeiro profissional cabelereiro.
avatar
Milene Nery
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 836
Idade : 57
Localização : Philadelphia ( EUA )
Ano que descobriu o Lúpus : 2007
Data de inscrição : 17/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O corpo humano é uma máquina perfeita...

Mensagem  Milene Nery em Qui 11 Jun 2009, 22:26

Esta mensagem e muito interessante... E muito importante pra todos e principalmente nos lupicos que temos o sistema imunologico tao louco sabermos como e importante cuidarmos da maquina perfeita que e nosso corpo... Sabermos reconhecer os agentes ambientais quimicos, biologicos e fisicos e o mal que fazem ao nosso corpo.... E importante ler e ate ler de novo se vc ja leu.... bjsss a todos.
avatar
Milene Nery
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 836
Idade : 57
Localização : Philadelphia ( EUA )
Ano que descobriu o Lúpus : 2007
Data de inscrição : 17/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

O CORPO HUMANO É UMA MÁQUINA PERFEITA

Mensagem  Regina Guimarães em Sex 12 Jun 2009, 10:45

COM CERTEZA!!!
DEUS cria o ser humano, perfeito, mas... o homem cria várias coisas que acabam por destruir a si mesmos!!!
E vamos nos cuidar e estar sempre atentos.
Obrigada, por mais essa.

Regina Guimarães
Já sou muito conhecida(o)
Já sou muito conhecida(o)

Feminino
Número de Mensagens : 833
Localização : Pádua - RJ
Data de inscrição : 30/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O corpo humano é uma máquina perfeita...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum