Lupus em Homens

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lupus em Homens

Mensagem  Daniella Pessoni em Ter 07 Abr 2009, 10:30

Consequências Emocionais e Físicas.

Não se espera que o Lupus aconteça em homens. Nos ratos, a testosterona os protege contra o desenvolvimento da doença. Mesmo assim, 10% dos pacientes de lupus são homens. Os homens que se apresentam ao nosso Centro de Lupus devem se sentir sozinhos e deslocados, cercados como eles são por mulheres e carregando o estigma de terem uma “doença feminina”.

A maioria dos homens com lupus tem níveis normais de testosterona, embora estudos em pesquisas sugerem que eles podem apresentar um desequilíbrio nos níveis de andrógeno e estrógeno, dois outros importantes hormônios.

Não é que o lupus é menos comum em homens. O lupus é diferente em homens. Os homens com lupus do nosso Centro participam do Hopkins Lupus Cohort, um estudo prospectivo sobre a história natural do lupus. Os dados disponíveis referentes a 15 anos de pesquisa nos permitem a descrever esta história detalhadamente.

Homens com lupus diferem das mulheres pela frequência das manifestações em vários órgãos. Eles são mais susceptíveis a apresentarem anemia hemolítica (baixa contagem de células vermelhas por causa da destruição destas células pelos anticorpos do lupus). Mas são menos susceptíveis à Síndrome de Sjögren (olhos e bocas secas) e alopecia (perda de cabelo).

Eles também se diferem em algumas descobertas no laboratório. Nos homens com lupus é mais provável encontrar baixos níveis de C3, uma proteína do sistema imune. Os homens com lupus tem o anticoagulante lúpico, o anticorpo antifosfolipídeo que aumenta o risco de coágulos sanguíneos, quase duas vezes mais que a mulher. Além disso, nos homens é mais comum do que nas mulheres, a positividade no teste para o anticorpo que causa a anemia hemolítica.

Nossos dados mostram que homens com lupus tem menos crises que as mulheres. Isto faz sentido, já que a testosterona em ratos cobaias com lupus ajuda a manter o lupus “quieto”, enquanto o estrógeno “ativa” o lupus. Apesar disto, nossos pacientes homens são mais susceptíveis a serem permanentemente prejudicados em um ou mais órgão do que as mulheres.

Também descobrimos que os homens diferem das mulheres nos tipos e específicos danos que ocorrem aos órgãos. É mais provável que os homens desenvolvam fibrose pulmonar, e também apresentem a hipertensão com maior frequência. Esta pode ser uma das razões por que eles são mais susceptíveis a desenvolver insuficiência renal (perda da função renal), porque se sabe que a hipertensão acelera os danos renais. Os homens com lupus desenvolvem mais trombose (coágulos sanguíneos) e infartos do miocárdio, ou ataques cardíacos. O fato deles apresentarem mais o anticoagulante lúpico, provavelmente contribui para este danos da trombose. Finalmente, os homens são mais susceptíveis a desenvolver o glaucoma.

As diferenças do lupus entre homens e mulheres não foram adequadamente estudadas ou explicadas. Entretanto, os dados sugerem que os médicos deveriam monitorar cuidadosamente os homens com lupus para os riscos de trombose, fibrose pulmonar e insuficiência renal.

O aumento de danos encontrados nos homens com lupus significa que é mais provável que eles fiquem incapacitados por causa da doença do que as mulheres. O estereótipo da sociedade, que diz que o homem é o “grande provedor”, pode colocar o homem com lupus em stress adicional.

Entendendo-se que os homens e mulheres com lupus tem importantes diferenças, irá ajudar os médicos que tratam a doença a oferecer um cuidado médico apropriado e suporte emocional a eles.

Michelle Petri
Lupus World
Professora de Medicina – Divisão de Reumatologia
John Hopkins School of Medicine, Baltimore, EUA.

Bjos Dani monkey

Daniella Pessoni
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens: 1149
Idade: 32
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Ano que descobriu o Lúpus: 2005
Data de inscrição: 22/01/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum