REUMATISMO X LUPUS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

REUMATISMO X LUPUS

Mensagem  Priscila de Souza Borato em Ter 18 Set 2012, 18:42

Olá pessoal!!

Alguem ai tem Reumatismo e Lupus?
O meu diagnostico foi esse...
Queria explicações,saber mais sobre a doença Lupus...
Até agora não "caiu minha ficha" sobre os riscos.

Obrigada!! Very Happy

Priscila de Souza Borato
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.
Oi sou nova(o) no Fórum, sejam simpáticos comigo.

Feminino
Número de Mensagens : 9
Idade : 27
Localização : Sete Lagoas-MG
Ano que descobriu o Lúpus : 2012
Data de inscrição : 17/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

tenho algumas paginas sobre lupus

Mensagem  amizadeeterna em Ter 18 Set 2012, 21:13

Aqui tarei postando um resumo sao algumas relatos medicos de blogsDoença provocada por desequilíbrio no sistema imunológico, Lúpus é mais frequente nas mulheres

Manchas e lesões, em especial nas áreas expostas ao sol, são sintomas do lúpus (Divulgação)
Mal que atinge uma a cada 2 mil pessoas, o lúpus é uma doença inflamatória crônica autoimune rara, mais frequente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico.

Embora a causa do lúpus não seja conhecida, já foi comprovado que fatores genéticos, hormonais e ambientais influenciam o desenvolvimento.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), os sintomas podem surgir após o contato com a radiação solar e infecções virais. Ela se dá de forma lenta e progressiva, levando meses, ou mais rapidamente, em algumas semanas.

A SBR reconhece dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, geralmente avermelhadas ou eritematosas, principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar, como rosto, orelhas, colo e braços; e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

Comum no consultório dos reumatologistas, o lúpus atinge, principalmente, mulheres em idade reprodutiva, em especial aquelas entre 20 e 40 anos e, apesar de ter tratamento, em casos mais graves, pode evoluir e levar a paciente à morte.

A SBR explica que, no lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. Porém, uma vez diagnosticado e tratado, o lúpus não impede ninguém de levar uma vida normal.

De acordo com a SBR, o lúpus é uma doença grave, especialmente se houver lesão renal e lesão cerebral, mas atualmente já existem tratamentos à base de antibióticos mais modernos, que protegem contra infecções e garantem sobrevida maior para esses pacientes.

Além do tratamento com remédios, as pessoas com lúpus devem ter cuidado especial com a saúde e a alimentação, evitando também o estresse e contato com a luz solar.

Sintomas
Febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo são sintomas comuns.

Dor e manchas
Dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura e hipertensão podem surgir.

Inflamações
As manifestações clínicas mais comuns são lesões de pele e articulares, inflamação das membranas do pulmão e coração e nos rins.espero que esclaressa alguma duvidas suas bjs e muita força no começao e sempre um choque Cool
avatar
amizadeeterna
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.
Ainda sou novata(o) e gosto de atenção.

Feminino
Número de Mensagens : 33
Idade : 38
Localização : feira de santana
Ano que descobriu o Lúpus : nao tenho lupus tou na luta por minha amiga
Data de inscrição : 30/04/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: REUMATISMO X LUPUS

Mensagem  Glauce em Ter 18 Set 2012, 22:50

Eu tenho os dois tbm! FORÇA!!!
avatar
Glauce
Já estou me enturmando
Já estou me enturmando

Feminino
Número de Mensagens : 103
Idade : 43
Localização : Americana
Ano que descobriu o Lúpus : 2010
Data de inscrição : 01/07/2012

https://www.facebook.com/glaucecordeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: REUMATISMO X LUPUS

Mensagem  Guida em Qua 19 Set 2012, 23:47

flor reumatismo não existe!!!
o que existe são doenças reumáticas e o lupus é uma delas!!! scratch

UMA DOENÇA REUMATOLÓGICA?
Para a maioria dos reumatologistas, a palavra "reumatismo" sempre foi um problema.

Todos os reumatologistas sabem que "reumatismo" não é uma doença, que "reumatismo" não é um processo causador de doenças e que "reumatismo" não é um diagnóstico médico. Apesar disso, a maioria dos reumatologistas ainda usam a palavra "reumatismo" nas explicações que transmitem para os doentes.

Todos os reumatologistas sabem que a população acredita em muitos mitos a respeito de “reumatismo” - "reumatismo é doença de velho", "reumatismo deixa aleijado", 'reumatismo entorta as juntas", "reumatismo piora com o frio", "reumatismo não tem cura" - mas poucos reumatologistas reconhecem que o verdadeiro mito dessas crenças é a crença em "reumatismo".

Muitos reumatologistas, reconhecendo que a palavra "reumatismo" não é adequada para explicar doenças para a população, escolheram a expressão "doenças reumáticas" para substituir a palavra "reumatismo" nas explicações dadas aos doentes.
Alguns reumatologistas, reconhecendo que a expressão "doenças reumáticas" foi incorporada à crença popular como sendo a mesma coisa que "reumatismo", escolheram a expressão "doenças reumatológicas" para substituí-la.

O significado que pretendem dar à expressâo "doenças reumatológicas" é “doenças estudadas pela reumatologia”, o que significa "todas as doenças de que o reumatologista trata".
Logo, uma "doença reumatológica" é qualquer doença que é estudada pela reumatologia e tratada por reumatologistas.

Não uso a expressão "doença reumatológica" porque não acredito que esclareça qualquer coisa para quem está doente e procura conhecer a doença que tem.

Conhecimento se transmite com palavras e, para fins científicos, as palavras devem ser escolhidas pela exatidão com que expressam conceitos e significados.
A nomenclatura científica recorre a radicais gregos e latinos para formar as novas palavras que expressam os conceitos e significados desenvolvidos à medida que a ciência progride.

Na especialidade médica Neurologia, uma doença neurológica não significa "uma doença que é estudada pela neurologia e tratada por neurologistas"; significa uma doença do sistema nervoso (neuro é o radical grego que significa nervo e neurologia significa estudo dos nervos).
Na especialidade médica Dermatologia, uma doença dermatológica não significa "uma doença que é estudada pela dermatologia e tratada por dermatologistas; significa uma doença de pele (derma é o radical grego que significa pele e dermatologia significa estudo da pele).
Na especialidade médica Oftalmologia, uma doença oftalmológica não significa "uma doença que é estudada pela oftalmologia e tratada por oftalmologistas"; significa uma doença do olho (oftalmo é o radical grego que significa olho e oftalmologia significa estudo do olho).
Na especialidade médica Cardiologia, uma doença cardiológica não significa "uma doença que é estudada pela cardiologia e tratada por cardiologistas"; significa uma doença do coração (cardio é o radical grego que significa coração e cardiologia significa estudo do coração).

Há muitas especialidades médicas, quase todas definidas pelos órgãos que estudam e de cujas doenças tratam. Algumas especialidades médicas são definidas pelo processo de doença - como Doenças Infecciosas ou Infectologia, por exemplo - ou pelo tipo de tratamento que usam - como Cirurgia Geral, por exemplo.

Órgãos, doenças, processos de doenças e processos de tratamento são todos assuntos científicos que podem definir uma especialidade médica.

De acordo com a linguagem científica, uma doença “reumatológica” deveria significar uma doença das “reumas”, assim como reumatologia significa estudo das “reumas”.
Mas “reumas” não existem... (Para saber mais sobre o significado de "reumas", leia O MITO REUMATISMO PARTE 1 E PARTE 2.

Por isso os especialistas que defendem o mito tentam definir uma “doença reumatológica” como uma doença que é estudada pela Reumatologia e tratada por reumatologistas, o que não explica absolutamente nada sobre o que é a Reumatologia e o que faz um reumatologista.

Assim, Reumatologia é a única especialidade médica definida por um mito.

Isso aconteceu apenas porque os pioneiros escolheram "reumatismo" para definir o que faziam e os que vieram depois escolheram o caminho mais fácil, preservando a tradição, mesmo reconhecendo que o termo é inadequado.

O processo mental envolvido na procura por substitutos para a palavra "reumatismo", recorrendo a expressões linguisticamente relacionadas como "reumático" ou "reumatológico", é marcado pelo mesmo vício: o desejo de preservar o mito "reumatismo" no folclore popular e na nomenclatura da especialidade.
Para a população, "reumático", "reumatológico", "reumatismal", "reumatismóide", "reumatisminho", "reumatismão", "reumatisão", "reumatisinho", "reumatismice", "reumatizóide", “reumatisice”, assim como "doenças reumáticas", " doenças reumatológicas", "doenças reumatismais", ou qualquer outra expressão semelhante, criada a partir do radical "reuma", sempre significará "reumatismo" ou "um tipo de reumatismo" e servirá apenas para preservar a crença no mito popular. monkey


fonte:http://drluizclaudio.blogspot.com.br/search/label/reumas
avatar
Guida
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1710
Idade : 39
Localização : Jundia- Interior de SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2008
Data de inscrição : 23/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: REUMATISMO X LUPUS

Mensagem  Guida em Qua 19 Set 2012, 23:54

REUMATISMO NO BRASIL - UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO
A diferença entre
o reumatismo
e
um reumatismo
é
a indefinição
do artigo ou da razão?


Reumatismo não é uma doença. Se você procura informações sobre reumatismo, esta é a principal informação de que você precisa: REUMATISMO NÃO É UMA DOENÇA.
Em diversos locais na Internet você poderá encontrar a afirmação de que "reumatismo representa mais de 100 doenças". Alguns dizem isso. Outros, entretanto, dizem que reumatismo representa mais de 200 doenças, e alguns outros, mais de 400. As diferenças entre 100, 200 ou 400 são significativas e mostram divergências sobre o número de doenças, mas o tema é mais complexo do que isso. Entretanto, apesar da complexidade, o assunto tem sido tratado de maneira vulgar e pouco profissional. Por exemplo, há quem diga que reumatismo "são mais de 100 doenças ou são mais de 200 doenças ou, ainda, são mais de 400 doenças". A diferenca entre representar e ser, nesse caso, é bem sutil, mas é importante, como veremos adiante. Outros locais dizem que existem mais de 100 doenças, outros que existem mais de 200 doenças e outros ainda que existem mais de 400 doenças que são chamadas de reumatismo. Existe uma diferença entre uma doenca ser reumatismo e a mesma doença ser chamada de reumatismo, mas essa diferença nunca foi explicada antes, porque a verdade fundamental para explicar isso - REUMATISMO NÃO É UMA DOENÇA - não foi dita antes.
Se você chegou a esta página após procurar informações sobre reumatismo na Internet e você procurou essas informações porque, ao fazer uma consulta médica por dor em alguma parte do corpo e ao mostrar ao médico os exames que foram solicitados foi-lhe dito que você "tem reumatismo" ou "tem algum tipo de reumatismo", então relaxe, não se preocupe, porque SE REUMATISMO NÃO É UMA DOENÇA, então evidentemente você não "tem" reumatismo nem algum tipo de reumatismo. Ninguém tem reumatismo. Ninguém pode ter.


fonte:http://drluizclaudio.blogspot.com.br/2008/06/reumatismo-no-brasil-um-problema-de_24.html
avatar
Guida
Colaboro Bastante
Colaboro Bastante

Feminino
Número de Mensagens : 1710
Idade : 39
Localização : Jundia- Interior de SP
Ano que descobriu o Lúpus : 2008
Data de inscrição : 23/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: REUMATISMO X LUPUS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum