1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ameaças informáticas que marcaram 2010 Virus-worm

O final do ano assume-se, tradicionalmente, como uma altura propícia à divulgação tanto de previsões como de balanços e o mundo das TIC não escapa à tendência. Desta feita foi a vez da Panda apresentar a já habitual lista de vírus que se destacaram nos últimos 12 meses.

De acordo com a empresa de segurança, as escolhas não se prendem com critérios como a maior prevalência das ameaças ou o maior número de infecções causadas, optando-se antes por aquelas que "por algum motivo em particular despertaram mais a atenção".

Das "mais de 20 milhões de amostras de malware" recebidas em 2010, os especialistas começam por destacar "O Controlador de Mac's", um programa de controlo remoto chamado HellRaiser.A, que afecta computadores com o sistema operativo da Apple. Embora necessite do consentimento dos utilizadores para a instalação, uma vez dado este passo, o software permite que a máquina seja controlada por terceiros.

A próxima referência é dedicada aos utilizadores de sistemas operativos da Microsoft. O seu nome é Bredolab.Y mas a Panda chama-lhe "O Bom Samaritano", porque se faz passar por uma mensagem do Suporte da Microsoft alertando para a necessidade de instalar de imediato uma correcção de segurança para o Outlook. Quem o fizer está, na verdade, a instalar o rogueware Secutiry Tool, que alerta para uma (falsa) infecção no sistema e para a necessidade de comprar uma solução online. O único objectivo é ficar com o dinheiro do utilizador.

Embora os especialistas em criminalidade informática defendam que cada vez mais as ameaças se destinam a obter proveito económico, ainda há criações que não seguem a tendência e parecem ter sido desenvolvidas com o único intuito de testar a paciência dos utilizadores. É este o caso do Clippo.A, que a Panda intitulou de "O Mais Seguro". Trata-se de um worm que, uma vez instalado num PC, protege todos os documentos do Office com palavras passe. O problema é que o utilizador não sabe quais. Mas também não é abordado com tentativas de obter pagamentos pelo resgate ou de vender produtos…

Na categoria de ameaças capazes de deixar qualquer um com os nervos em franja há ainda espaço este ano para o Oscarbot.YQ, que lhe vai perguntar se tem (mesmo) a certeza que deseja encerrar o programa. Várias vezes. E abrir novas janelas. E voltar a perguntar. Até que perca a paciência.

Na lista, onde figuram também nomes como o polémico Stuxnet.A ("O Mais Audaz") ou a botnet Mariposa ("O Insecto do Ano"), contam-se ainda epítetos como "O Poliglota do Ano" (MSNWorm.IE, que actuava em 18 idiomas), "A Vítima da Crise" (Ramson.AB) ou "O Mais Mentiroso", que foi atribuído ao SecutiryEssentials 2010, um falso antivírus que se fazia passar pela solução de segurança gratuita da Microsoft.


Sapo TEK

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech