1. TugaTech » Internet e Redes » Duvidas e Ajuda de Redes e Internet
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Teste a Velocidade da Sua Internet Empty Teste a Velocidade da Sua Internet - Seg 20 Dez 2010 - 22:02

unon

GodUser
unon
Teste a Velocidade da Sua Internet Velocidade

Com toda a certeza, já teve aquela sensação de que a velocidade da sua internet parece um «caracol com escapes de rendimento»…
Infelizmente tem se verificado que é prática comum das operadoras nacionais, vender excesso de serviços em algumas áreas geográficas, procurando deste modo maximizar o retorno do investimento na infraestrutura, com consequências nefastas no QoS (Qualidade de Serviço) do cliente.
Medir apenas a velocidade de download e upload não basta para determinar a qualidade do seu serviço. Caso verifique que a velocidade não é satisfatória face ao contratado, recomenda-se uma colecta de dados sobre a sua ligação de internet antes de reclamar junto do Apoio a Cliente.
Dados a recolher antes de contactar o Apoio a Cliente/Apoio Técnico:
- Velocidade de Download, o tempo de duração do descarregamento de informação para o seu computador;
- Velocidade de Upload, o tempo de duração de envio de informação;
- Ping, o tempo de tráfego de um pacote de informação desde que foi enviado até ser recebido;
- Jitter, a contabilização da variação estatística do atraso na entrega de dados, quanto maior o Jitter maior a degradação de qualidade do serviço, sendo bastante visível para quem utilize VoIP e jogue online;
- Perda de Pacotes, se um pacote chega ao buffer (memória temporária) do servidor da operadora para a sua área geográfica e o buffer está cheio (quando tem demasiados utilizadores), o pacote é perdido.
Aplicações Online
Existem algumas aplicações online, que podem ajudar na caracterização e recolha de dados sobre a sua ligação de internet, recomenda-se no entanto que antes de iniciar os testes com as aplicações abaixo referidas, de forma a obter os dados mais fidedignos possíveis, deverá:
- desactivar qualquer software passível de provocar tráfego, aceleradores de download, torrents, MSN Messenger, etc;
- desligar todas as páginas de internet além da página do teste;
- desactivar anti-virus e firewall (se possivel);
- ligar por cabo de rede o computador de testes ao modem/router (se possivel não realizar o teste em modo wireless).

Globais
PingTest.net, para testar o Ping, Jitter e Perda de Padotes
http://www.pingtest.net
SpeedTest.net, teste de velocidade de Download e Upload
http://www.speedtest.net
Networ-Tools.com, várias funcionalidade de mediação uteis
http://network-tools.com
Nacionais
Velocimetro.com.pt, Analisador de ISPs Portuguesas
http://www.velocimetro.com.pt
Speedmetter da Fundação para a Computação Cientifica Nacional, medição de taxa de velocidade
http://speedmeter.fccn.pt
QoS Sapo, teste de largura de banda da PT
http://qos.sapo.pt
Speedtest da Cabovisão, teste de largura de banda
https://clientes.cabovisao.pt/includes/speedtest/results.php
Speedmeter da Clix, teste de largura de banda
http://pcp.clix.pt/speedmeter/results.php
Após estar na posse de todos os dados e se suspeitar de algo anómalo, deverá contactar o Apoio a Clientes ou Apoio Técnico da sua operadora, telefonicamente, por e-mail ou via postal de forma a obter esclarecimentos sobre a situação e se necessário solicitar a correcção da situação.

Hiperligações Úteis
ANACOM sobre a BANDA LARGA (legislação, recomendações, noticias…)
http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=176222&themeMenu=1#horizontalMenuArea

Clix – Contactos
http://www.clix.pt/contactos/
Cabovisão – Contactos
http://www.cabovisao.pt/institucional/contactos
PT Comunicações (Sapo, Telepac, MEO, TMN) – Contactos
http://www.telecom.pt/internetresource/ptsite/pt/contacto/contacto.htm
Vodafone – Contactos
http://www.vodafone.pt/main/Ajuda/Contactos/
ZON – Contactos
http://www.zon.pt/Contactos.aspx
…e quando tudo continua na mesma
Em caso de persistência da situação e ausência de esclarecimentos por parte da operadora, poderá contactar a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações:
Apoio ao Consumidor
http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=333671&languageId=0&channel=graphic
Formulário de Reclamações:
https://www.anacom.pt/bvirtual/index.jsp?do=edit&mode=edit&idform=FRPICS-PT&hc=off&languageId=0&channel=graphic
Contactos
http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=282555&channel=graphic
Serviços de atendimento ao público da ANACOM
Número Grátis: 800 206 665
Horário: 9:00H – 16:00H
* Na Madeira, encerra à hora de almoço, das 12:30H às 14:00H
Av. José Malhoa, 12
1099 – 017 Lisboa
Portugal



Tecnologia.com.pt

#2Teste a Velocidade da Sua Internet Empty Re: Teste a Velocidade da Sua Internet - Seg 20 Dez 2010 - 22:06

vbs

Avançado
vbs
Um pouco confuso este tópico!!!

Começamos com testes e acabamos com anacom legislação?

http://www.victorbradescu.co.cc victorbradescuservice

#3Teste a Velocidade da Sua Internet Empty Re: Teste a Velocidade da Sua Internet - Qua 16 Fev 2011 - 17:11

miguelem2

Iniciante
miguelem2
eu uso a ABELTRONICA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech