1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

103 mil já acedem à Internet com fibra Fibra-optica-3

No final de Setembro 103 mil famílias acediam à Internet tirando partido de uma ligação de fibra óptica. Nos números esta manhã revelados pela Anacom, revela-se que este tipo de acessos conseguiu um crescimento de 32 por cento no último trimestre, atraindo 62 por cento das novas adesões registadas e passando a representar 5 por cento do total de clientes.

As ligações de fibra estão incluídas numa categoria designada pela Anacom como outras tecnologias, onde se inserem também os circuitos alugados e o FWA que, no total, são opção para 127.780 clientes.

De acordo com os dados da Anacom é, no entanto, a Internet móvel que continua a ter maior expressão no mercado, com 2,3 milhões de utilizadores efectivos, registados entre Julho e Setembro de 2010. Os acessos à Internet através da rede fixa foram usados por 2,05 milhões de clientes, 2,02 milhões em banda larga.

Quer na banda larga fixa, quer na banda larga móvel, o número de utilizadores que efectivamente tirou partido das ligações que têm disponíveis aumentou face ao trimestre anterior, na ordem dos 2 por cento.

De sublinhar ainda que nas tecnologias de rede fixa o ADSL continua a ser a tecnologia dominante, representando 53 por cento do total de acessos.

Na banda larga fixa a liderança do mercado permanece com a PT, que detém 46,2 por cento dos clientes, seguida da Zon que assegura serviço a 32,7 por cento dos clientes de Internet contabilizados pelo regulador. Na banda larga móvel a TMN domina, com 47,8 por cento de quota, seguida pela Optimus e pela Vodafone.

Nos primeiros nove meses do ano os serviços de Internet fixa, comercializados de forma isolada (sem integrar ofertas triple play), renderam aos operadores 298 milhões de euros, numa quebra de 7 por cento face a igual período do ano passado. As receitas não individualizáveis ascenderam a 153 milhões de euros, num crescimento de 58 por cento.
Sapo TEK

DJPRMF

Mensagem Seg 29 Nov 2010 - 16:11 por DJPRMF

A fibra é o futuro, é certo...

E já existem diversas operadoras a disponibilizar a fibra por um preço bastante baixo. Smile

Agora falta é, alem da fibra, as operadoras suportarem o IPv6...
Isso sim é mais importante...

unon

Mensagem Seg 29 Nov 2010 - 19:37 por unon

A PT já está a trabalhar no IPv6. Quanto à fibra, eu faria parte dessa estatística se já tivesse fibra (existe aqui mas a minha rua não é prioritária).





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech