1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Biblioteca europeia com 14 milhões de itens para consultar online Logo_europeana

A Europeana apresenta actualmente, para consulta online, mais de 14 milhões de livros, fotografias e mapas digitalizados, entre outros documentos, segundo dados oficiais divulgados na altura em que comemora dois anos de existência.

Criada em 2008, a biblioteca digital começou com dois milhões de obras de domínio público com o objectivo de explorar novas formas de divulgar o património cultural do Velho Continente e já ultrapassou a meta inicial prevista para 2010, de disponibilizar 10 milhões de artigos.

A vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, definiu a Europeana como "um grande exemplo de como a cooperação em nível europeu pode enriquecer a vida de todos".

A disponibilização de 14 milhões de itens é "uma boa notícia para todos os utilizadores de Internet que pretendem ter acesso a material cultural das bibliotecas, museus e arquivos da Europa", mas o projecto poderia ser melhor "se mais instituições culturais digitalizassem as suas colecções e fornecessem conteúdos para o portal europeu", nota a comissária.

A iniciativa conta com a participação de mais de 1.500 instituições de toda a Europa, e apesar de todos os Estados-membros colaborarem, a França é o país mais "activo", contabilizando 17,98 por cento do total do acervo, seguido da Alemanha e da Suécia.

Relativamente ao tipo de documentos, as versões digitalizadas de fotografias, mapas, pinturas, objectos de museu e outras imagens constituem 64 por cento da colecção. Trinta e quatro por cento são documentos escritos, dos quais mais de 1,2 milhões de livros completos, enquanto os vídeos e áudio representam menos de dois por cento da colecção.


Sapo TEK

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech