1. TugaTech » Smartphone e Gadgets » Smartphones & Tablets
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Nokia volta a controlar Symbian Empty Nokia volta a controlar Symbian - Ter 9 Nov 2010 - 10:30

unon

GodUser
unon
Nokia volta a controlar Symbian Symbian-logo

A plataforma móvel Symbian nasceu num consórcio de empresas. Anos depois a empresa que geria os desenvolvimentos passou a ser totalmente controlada pela Nokia - que já era a maior accionista - e mais tarde os activos foram entregues à Symbian Foundation.

Hoje a fundação comunicou que o modelo de negócio que tem vindo a operar deixou de fazer sentido, nas actuais condições de mercado, e que a partir de Março do próximo ano deixa as funções de coordenação do desenvolvimento daquele software para se focar no licenciamento de software e de propriedade intelectual, como a própria marca. A Nokia volta a assumir o comando das operações, garantindo a continuidade das actualizações do software.

A organização explica mais esta mudança de estratégia dizendo que a actual estrutura de governação da plataforma Symbian "deixou de ser a apropriada". Explica-se ainda que a volatilidade da economia "ditou uma mudança de foco para alguns dos administradores fundadores da Fundação".

Fica a garantia de que a plataforma irá manter-se open source, um passo dado já dentro da Fundação, com a Nokia a garantir que está a trabalhar num "modelo aberto alternativo". O primeiro passo do processo de transição da estrutura de comando da plataforma Symbian será a redução de membros e operações da fundação, embora ambas as partes garantam que uma coordenação de esforços vai suavizar a transição.

Embora assegure a continuidade do sistema operativo móvel, a própria Nokia tem diversificado as suas apostas nesta área, procurando multiplicar as hipóteses de se destacar entre a concorrência. O Megoo, que resulta de uma parceria com a Intel é o exemplo mais flagrante.

Contudo, a empresa garante que o Symbian continua a ser para si uma aposta central e adianta que estima vender 50 milhões de dispositivos com a mais recente versão do software que suporta o Nokia N8, o Nokia C7 e outros modelos já em comercialização, bem como outros ainda não lançados, como o E7.


Sapo TEK

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech