1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Depois de desistir do Gnome, Ubuntu pode substituir X Window System pelo Wayland  Ubuntu

Depois de anunciar que o Ubuntu não usará o Gnome pela interface Unity,o director da Canonical publicou no seu blog,a alternativa mais radical para o futuro do sistema: o fim do X Window System no Ubuntu pelo Wayland, que não é usado por nenhuma das grandes distribuições GNU /Linux.

O Wayland é um servidor gráfico, que recebe comandos dos programas e transforma em imagens que serão exibidas na tela tal como o X Window System. Por exemplo, quando um programa cria uma janela, o servidor gráfico recebe as informações sobre as características da janela e transforma uma imagem que a placa de vídeo envia para o ecrã. Todas as grandes distribuições GNU /Linux – inclusive o Ubuntu – usam o X actualmente, enquanto o Wayland ainda não teve a sua prova de fogo em nenhum grande projecto.


Para auxiliar na migração, Shuttleworth prometeu ajudar programadores Gnome e KDE a tornar estes ambientes compatíveis com o Wayland. Todo o esforço é para aproveitar a “leveza” do Wayland, o que permitiria ao Ubuntu ser uma aparência moderna sem exigir muito do computador.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech