1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Quase metade dos adolescentes prefere o download grátis para ouvir música U_00020879


A rádio e a TV dão a conhecer - e a Internet dá o ficheiro para ouvir: para 42% de adolescentes, o download gratuito é a forma preferida para chegar à música de que gostam.


Os dados acabam de ser apresentados pelo portal social Habbo e têm por base 20 mil respostas de adolescentes portugueses.

Os dados deste inquérito on line permitem confirmar o download grátis como um hábito generalizado entre os jovens melómanos.

Pelo contrário, as lojas de CD apenas conseguem reunir a preferência de 14% dos inquiridos pelo Habbometre.

O mesmo inquérito revela ainda que 26% dos inquiridos costumam recorrer a Youtube e portais equivalentes para ouvir música.

De resto a Net já se tornou incontornável para o consumo de música dos teenagers nacionais: 77% dos inquiridos dizem publicitar em portais sociais as preferências musicais
.

Exame Informatica

Nos dias que correm já são muitas poucas pessoas que ainda compram CD´s de musicas...
É mais fácil (e barato) chegar a Internet e procurar pela musica..

Pessoalmente acho isso errado. Os CD's são criados para apoiar os artistas, e, ao fazer o download grátis da Internet, não apoia em nada as suas criações. Isto e´tanto para musicas como para filmes, programas,etc...

Mas é um hábito que, infelizmente, tende a aumentar...

Eu sou contra a pirataria, mas também sou contra as medidas anti-pirataria movidas pelas editoras e associações que pouco ou nada representam os que realmente produzem arte e conteudo: os artistas... Medidas, também elas ilegais, que deram origem a 'movimentos' como a Operation Payback ou até ao Partido Pirata sueco a conseguir eleger um deputado para o Parlamento Europeu.

É que ao contrário do que o DJPRMF afirma acima, grande parte do dinheiro de um cd não é destinado aos autores, mas sim para as editoras. As bandas lucram principalmente é com os concertos que dão, dos cd's normalmente as margens a que têm direito não é muito significativa.
E tem sido principalmente das editoras que tem havido uma autêntica caça, quase sempre ilegalmente, aos 'piratas' porque querem continuar a extorquir as pessoas como querem e bem lhes apetece.

Para mim uma ilegalidade não se combate com outras ilegalidades.
onde está a razão e moralidade de chamar criminoso a alguém se para os apanhar também são cometidos actos ilegais e criminosos?

Bem estiveram os Grandes Pearl Jam, que sempre lutaram contra os abusos dos preços no acesso à sua música por parte dos fan's. Aliás, quem conhecer razoavelmente bem a banda é provável que se pergunte o porquê de não serem uma banda mais conhecida e promovida e a principal razão passa por aqui: sempre lutaram contra a 'industrialização', característica que atravessa a música de hoje, com o objectivo de os seus fans poderem desfrutar da sua música a custos mais baixos.
Para referencia a esta 'luta' dos Pearl Jam.. é pesquisar o boicote que fizeram à ticketmaster [para que os bilhetes dos seus concertos nos EUA fossem mais baratos], a edição de cd's de cada concerto de uma enorme digressão com caixas em cartão para baixar custos,...
Pena é que.. sempre estiveram sozinhos...

E falei dos Pearl Jam, para dar como exemplo o que deve ser feito para combater a pirataria na música: reduzir custos.. sendo que nem é necessário os artistas [e quem de facto produz alguma coisa] perder dinheiro para isso. Basta que os gulosos dos intermediários [pordutoras, distribuidoras,...], que seja o negócio onde estejam é sempre para aumentar custos e nada acrescentam, tenham margens reduzidas..


All Hail THE PEARL JAM!!!
Thanks Thanks Thanks

Rock Out

Exacto, mas os artistas também recebem a sua parte... mas claro que as editoras recebem a maior quantia...
E sei que os preços da venda de CD's estão muito elevados para o publico em geral.
Mas, infelizmente, é o mundo em que vivemos.
Um CD recente de musica custa entre 15 a 25 euros.
Deviam ser as próprias editoras a diminuir com o pirataria, mas parece que estão a favor dela, pois cada vez mais se aumenta os preços...

E também é tão banal esta partilha de musicas,filmes,etc, que alguns jovens o fazem como sendo algo perfeitamente normal, sem saberem que estão a cometer um crime. Pensam que porque está na Internet para download, qualquer um pode ouvir sem pagar. Ou porque compraram o original o podem distribuir "a vontade"...
Um pouco de sensibilização, principalmente nas camadas mais jovens, não fazia mal... Smile

Boas
Quanto ao assunto este controle costuma já ser aplicado nos filmes mas infelizmente não está a ser feita com a musica.





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech