1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Windows vs Linux


1. Vantagens de Usar um Sistema Operativo (S.O) Linux e Windows.
As vantagens de usar estes dois sistemas operativos são distintas pois ambos têm vantagens em certos aspectos. Mas há muitas diferenças que os tornam muito diferente, principalmente só o facto de o Linux ser Open - Sourece porque utiliza a licença da GPL e o Windows ser código fonte fechado.


Suporte online comunitário vs. Suporte via help-desk pago

O S.O Linux também é bastante conhecido por ter um grande suporte para resolução de problemas e busgs, este suporte é uma rede comunitário onde programadores, utilizadores e desenvolvedores de S.O dialogam sobre soluções e outras matérias.
Por sua vez o Windows o suport via help-desk que é pago o que o torna um ferramenta dispensada pelos utilizadores pelo seu custo e para tentar resolver os problemas tentam fóruns, aqui podem encontrar respostas como não. Apesar de haver soluções proporcionadas a nível de fóruns este não é tão eficaz como a comunidade Linux.

Suporte completo de hardware vs. Suporte parcial

Há algum tempo atrás havia o problema da compatibilidade entre o hardware e o S.O Linux, tínhamos que escolher bem esse hardware para poder ter uma produtividade a 100%. Mas essa realidade mudou pois hoje em dia o S.O Linux suporta todo o tipo de Hardware desde Pc’s a Playstations. Não haverá qualquer tipo de problema nas drivers ou suportes pois o S.O Linux pode demorar mas consegue tirar maior produtividade do hardware que o Windows.
Com o Windows não haverá qualquer problema mesmo que este demore a conseguir tirar partido da placa, entre outras, este sempre funcionará.

Linha de comando vs. Sem linha de comando[
/center]
Uma das grandes funcionalidades do Linux é a linha de comandos, pois através podemos fazer tudo no S.O desde a ver versões de sistema a configurações de sons ao desligar entre outros. Esta é uma das suas grandes armas e quando se trata de configurações administrativas pois é tudo em linha de código.
O Windows o utilizador nem chega muitas das vezes que o sistema operativo possui essa ferramenta apesar de não ser tão poderosa como a do Linux. O utilizador pode utilizar o S.O durante anos sem saber que este tem comando prompt e utilizar o S.O de uma forma bem aproveitada.

Instalação centralizada de aplicativos vs. Instalação descentralizada
No S.O Linux instalar programas tornou-se uma tarefa mais fácil de executar do que nó Windows pois existe um gestor de pacotes que facilita o processo, basta procurar um programa no gestor e ele irá fazer uma busca e pesquisa sobre aplicações ou um grupo de aplicações.
Ainda mais fácil de instalar é usar a linha de comandos que já requer alguns conhecimentos e usar a seguinte sintaxe: sudo apt-get install nome do programa (no geral é o nome do programa mas este pode conter mais extensões).
No S.O Windows instalar os programas tornou-se uma tarefa que requer tempo pois é preciso fazer download do programa (maior parte são pagos) executar e instalar. A sua instalação é um pouco mais descentralizada pois pode instalar em qualquer pasta o que pode gerar problemas.

[center]Flexibilidade vs. Rigidez

Outra grande qualidade do Linux é que este é muito flexível pois adaptasse bem no geral em qualquer computador, também podemos personalizar o ambiente de trabalhos, entre outros, da maneira que quisermos pois o S.O o permite.
Já no Windows não podemos mudar muita coisa, ou seja podemos mudar o tipo de janelas e pouco mais pois o S.O não permite grandes alterações na GUI (Graphical user interface).

Montagem automática de mídia removível vs. Montagem não-automática

Há algum tempo atrás os utilizadores tinham que montar e desmontar a disquete por exemplo, para ter acessos as informações, mas hoje em dia as coisas são diferentes o Linux criou configs para ultrapassar bugs existentes referentes a certos problemas da montagem de desmontagem dos mesmo.


Run levels multi-camadas vs. Run level único

O Linux tornou-se numa ferramenta tão potente que permite aos utilizadores trabalharem em vários níveis de execuções, o que permite resolver problemas.
O Linux Tem vários níveis de execução sendo os mais importantes o 3 e o 5.

  • Nível de execução 3 – Linha de comando


  • Nível de execução 5 – Interface gráfica de logon
Windows vs Linux Windowsvslinuxl

fox-rider
Escrito por
fox-rider

Encontrou algum erro neste artigo?
Shaxine

Mensagem Qui 30 Set 2010 - 20:48 por Shaxine

Boa Partilha! Smile
Mas Queria chamar a atenção para algumas coisas, uma delas é que tente editar o texto de forma a que não apareça o
Código:
[/center]
e isso. Outra seria a Indicação da fonte no final do texto se por acaso não foi você o autor do texto (por um caso de respeito ao autor Smile ) e ainda penso que se diz Open Source e não"Open - Sourece"(linha 3).
Obrigado pela atenção!
E espero ver mais noticias suas por aqui Razz





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech