1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

O processador mais rápido do mundo é da IBM  Ibm-z196-chip
Eu ainda sou do tempo em que 200 MHz era uma velocidade alucinante.

Isso foi "há muito tempo atrás numa galáxia distante..."

A IBM veio recentemente a público afirmar que a 5,2 GHz, o seu processador z196 é o mais rápido do planeta.

Existem muitos produtos de consumo que já conseguiram ultrapassar esta velocidade. Mas à custa de sistemas de refrigeração mais ou menos ortodoxos que permitem puxar pelo hardware para além dos seus limites físicos. Este processador tem quatro cores fabricado usando um método de 45 nanómetros e inclui 1,4 mil milhões de transistores. O z196 é capaz de processar mais de 50 mil milhões de instruções por segundo.
Fonte: PCGuia

nanalaura

Mensagem Qui 9 Set 2010 - 21:49 por nanalaura

Não sabia, bem que eu precisava um desses agora, rs!
Falando em curiosidades, estava lendo um artigo sobre um microprocessador que funciona com ar, muito massa! http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=criado-microprocessador-funciona-ar&id=010150090907

DJPRMF

Mensagem Qui 9 Set 2010 - 22:04 por DJPRMF

nanalaura escreveu:Não sabia, bem que eu precisava um desses agora, rs!
Falando em curiosidades, estava lendo um artigo sobre um microprocessador que funciona com ar, muito massa! http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=criado-microprocessador-funciona-ar&id=010150090907

Razz
Desconhecia esse facto...
Mas duvido que implementem isso, pelo menos por agora... Smile

Mk pt

Mensagem Sex 10 Set 2010 - 0:43 por Mk pt

Faltou dizer que não é um cpu x86, pelo que a questão de ser rápido ou não é impossível de comparar com um cpu 'comum'..

Só poderá dizer-se que é o mais rápido do mundo.. dentro dos cpu's de arquitectura z/Architecture [http://en.wikipedia.org/wiki/Z/Architecture/url] à qual este cpu pertence..

Porque a questão de ser 'o mais rápido' só se deve à falta de interesse em ser 'campeão do MHz' que outros fabricantes de cpu têm, pois é preferível olhar para a performance por MHz e consumo/performance do que propriamente ter dezenas de GHz... lol .. Exemplo disso é um i7 que tem mais performance na maioria das situações que um Q6600 mesmo que o Q660o tenha algumas centenas de MHz a mais em cima que o i7 [fazendo oc]...
E de certeza que se a Intel fizesse uma 'reedição' de um cpu de arquitectura 'simples' [digamos um Pentium IV] em 32nm, só para ter o 'king of the hill dos Mhz', passava com facilidade os 6ghz num processador de 'consumo'/stock, e a passar os 10 ghz 'com facilidade' com os meios mais extremos de cooling..

DJPRMF

Mensagem Sex 10 Set 2010 - 0:47 por DJPRMF

Tem de se ter em conta que a IBM não é propriamente uma marca de cpu's "conhecida".

Mas tem demonstrado boas capacidades e sim, na categoria a que se insere o CPU, é um record... Very Happy

leonardossl

Mensagem Sex 10 Set 2010 - 15:40 por leonardossl

Temos que pensar que a IBM vem surpreendendo. Pra quem diz que ela não é marca de cpu, está errado, o grande negócio da IBM sempre foi CPU, só que não conseguiu acompanha a o alto nível que a intel adotou. E se alguém se lembra, antigamente todo mundo queria ter um IBM PC. Até o nome tinha pegado. Hoje, Quem não conhece o Cell, processador do Playstation 3, usado até na nasa(o console inteiro), em cluster, não tem pra ninguém. Um grupo de hackers também usou um cluster de 200 Playstation 3 para quebrar o protocolo SSL. (Eu que achava que quando a Unicamp comprou alguns PS3 era desculpa dos médicos que queriam jogar num console que na época chegava a 5000 Reais.)

Acho que a IBM com o apoio da Sony e Toshiba, num futuro próximo, irá investi em PCs novamente. Porém algo mais parecido com a filosofia da Apple, bom e caro. É só aguardar.

Mk pt

Mensagem Sex 10 Set 2010 - 16:16 por Mk pt

leonardossl escreveu:Temos que pensar que a IBM vem surpreendendo. Pra quem diz que ela não é marca de cpu, está errado, o grande negócio da IBM sempre foi CPU, só que não conseguiu acompanha a o alto nível que a intel adotou. E se alguém se lembra, antigamente todo mundo queria ter um IBM PC. Até o nome tinha pegado. Hoje, Quem não conhece o Cell, processador do Playstation 3, usado até na nasa(o console inteiro), em cluster, não tem pra ninguém. Um grupo de hackers também usou um cluster de 200 Playstation 3 para quebrar o protocolo SSL. (Eu que achava que quando a Unicamp comprou alguns PS3 era desculpa dos médicos que queriam jogar num console que na época chegava a 5000 Reais.)

Acho que a IBM com o apoio da Sony e Toshiba, num futuro próximo, irá investi em PCs novamente. Porém algo mais parecido com a filosofia da Apple, bom e caro. É só aguardar.

Sim, de facto a IBM tem tradição no desenvolvimento de cpu's. Tanto o Cell, como o PowerPC [que 'alimentou os Mac durante vários anos] foram feitos em parceria com outras empresas, mas o desenho dos processadores e da sua arquitectura foi da responsabilidade da IBM que era quem tinha experiência no assunto. E em cpu's empresariais a IBM também tem muita 'tradição', mais até que no mercado de 'consumo' onde o windows e demais software x86 'domina o mundo' e licença para produzir cpu's x86 só Intel e AMD [a da Cyrix não sei como ficou, se caducou ou não]...

Quanto à capacidade do Cell.. é um excelente cpu.. Inovou bastante e em alguns tipos de cálculo nenhum cpu 'normal' [x86] chega perto, por exemplo a Fold'ar ou Boinc'ar [senão souberem o que é pesquisem por Portugal@Home].. Mas por outro lado, também tem alguns contras, sendo fraco noutros tipos de calculo e no caso da sua aplicação na PS3 a maior dificuldade para programar...


Quanto a futuros IBM pc's, a divisão de pc's da IBM foi vendida à Lenovo [senão estou em erro 'um gigante' da china] à uns anos....

leonardossl

Mensagem Sex 10 Set 2010 - 18:24 por leonardossl

É! O caso é que o Cell, me fascinou por ser o processador do PS3, o qual sou fan. Tanto que fiquei muito interessado em desenvolver pelo menos um "Olá mundo" pra ele, só pra ver se é assim dificil(caso alguém se interesse também, quero trocar informações).

Mas o que acontece, na real, é que há falta de divulgação e também há uma extensão da linguagem que só tem um ou dois documentos falando a respeito.

Mas o windows/Intel tem lá também suas dificuldades. Se vc quiser desenvolver um driver para um equipamento em modo Kernel (ainda estou em dúvida sobre o que seria isto), vc provavelmente não vai conseguir. Isso quem diz é um renomado autor de livros de programação avançada. E que, em um país como o Brasil, se conta nos dedos de uma mão, os que realmente conseguem.

É de desanimar, mas ele completa dizendo que está até arriscando perder leitores, mas é a realidade. E agora estou falando dos processadores da Intel.





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech