1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Toshiba lança slate de 10,1" e sistema de partilha multimédia na "nuvem Toshiba-folio-100-154e
A Toshiba entrou no mercado dos slates com o Folio 100, um dispositivo de ecrã multitoque de 10,1 polegadas com processador Nvidia Tegra 2 e sistema operativo Android 2.2.

De manhã foi a Samsung, à tarde chegou a vez da Toshiba. A IFA ainda nem abriu ao púbico, mas já se percebeu que os slates vão ser uma das grandes tendências da edição de 2010 da maior feira de electrónica de consumo da Europa, que decorre em Berlim entre 3 e 8 de Setembro.

A Toshiba tem muitas novidades para apresentar na IFA, desde cartões de memória SDHC de alto desempenho até televisores 3D com novos processadores (CEVO Engine) e tecnologia de retroiluminação LED de última geração (Mega LED).

Mas as duas novidades mais badaladas são o Folio 100, um slate de 10,1" com sistema operativo Android, e o Toshiba Places, um sistema de partilha de conteúdos baseado na Internet (cloud computing).

O Places vai permitir aos utilizadores dos diferentes produtos da marca partilharem facilmente conteúdos multimédia através da Internet. É pelo menos essa a intenção do fabricante japonês, que apresentou o novo sistema como uma solução onde os utilizadores podem partilhar ficheiros como fotos e vídeos com uma lista de outros utilizadores autorizados.

O Places vai chegar futuramente a todos os dispositivos da Toshiba, de modo a que, por exemplo, um utilizador possa criar e partilhar o conteúdo através de um portátil e outro utilizador possa aceder e reproduzir o conteúdo a partir de um televisor. Inicialmente, a Toshiba vai comercializar uma set-up box para permitir utilizar a nova funcionalidade em televisores sem esta tecnologia. Este produto vai começar por ser vendido na França, país onde nasceu a ideia, antes do final do ano.

Alan Thompson, presidente da Toshiba Europe, é da opinião que o Places "vai permitir partilhar conteúdos não só entre dispositivos locais, mas também entre amigos e familiares espalhados por todo o mundo".

A Toshiba garante que a interface de acesso ao Places vai ser adaptada ao ecrã de cada um dos dispositivos onde o sistema vai estar disponível, de modo a oferecer a melhor experiência de utilização.

Um dos aparelho que vai ter acesso à nova rede social da Toshiba é o Folio 100. Em termos de hardware, o destaque vai para o ecrã de 10,1" (capacitivo, multitoque, 1024x600 pixéis de resolução), maior do que o do iPad, e para o processador Nvidia Tegra 2, que deverá garantir elevado desempenho gráfico. Aliás, o Folio 100 está apto a reproduzir vídeo em Full HD e até tem uma porta HDMI para ligação a ecrãs HD externos. Tem de base Bluetooth 2.1, Wi-Fi 802.11b/g/n e porta USB com as funções de cliente e de hub. Mais tarde vão chegar ao mercado versões com 3G incorporado.

Baseado no sistema operativo Android 2.2, o Folio 100 com 16 GB vai ter um preço recomendado de 399 euros.

Segundo Jorge Borges, director de marketing da Toshiba Portugal, o Folio 100 vai chegar ao mercado nacional um pouco antes da época natalícia e o sistema Places deverá ficar disponível no nosso país durante 2011.
Fonte: Exame Informática

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech